terça-feira, 19 de outubro de 2010

...: O que é que a caveira tem? :...


Seja pelo humor azedo de umas ou pela figura mística de outras, posso dizer que caveiras sempre me foram um objeto de interesse súbito e magnético. Essa identificação (?) começou cedo e por incrível que pareça, acompanha minha evolução pessoal.
Ainda na alfabetização, quando a dificuldade de ler me limitava ao mundo óbvio, eu ficava hipnotizada frente às aventuras de She-Ra e He-Man. O foco de torcer pelos mocinhos das duas tramas, concorria com a atenção que dava aos ululantes movimentos mandibulares dos personagens Esqueleto e Hordak. Muitas perguntas rondavam minha mente, em especial como criaturas então "mortas" estavam ali: lutando, desmembrando-se e remontando-se a cada episódio?



Hordak e o "amigo" Esqueleto:uma quedinha pelo He-Man?Ui*

Ortopedia e imortalidade só podiam rimar como Camões nos reinos de Ethéria e Eternia.
Depois, quando já compreendia as palavras, me ofereceram uma tal “Turma da Mônica” e foi então que me tornei polidáctila: cada revistinha daquelas passava tanto tempo comigo que eram meu sexto dedo em cada uma das mãos! E por quê? Por que lá estava uma nova caveira para deixar-me embasbacada: Cranicola, a primeira da espécie a ser terrivelmente carismatica!

Cranicola: Uma caveira camarada!

Na adolescência, vivi uma verdadeira overdose deste símbolo atípico: elas estavam ilustrando os cds das bandas que eu ouvia, nos acessórios que usava e até nos lugares que freqüentava. Além disso, o gosto pelo goticismo me aproximou com grande curiosidade do coletivo fúnebre das caveiras: os cemitérios.
Ainda nessa época, um mergulho no oceano de personagens da Marvel Comics, trouxe outras caveiras para povoar minha imaginação.Vieram o Motoqueiro Fantasma, Caveira Vermelha e o Justiceiro, somando-se à uma coleção que por esse tempo eu tinha como completa...

Motoqueiro Fantasma confirma :" - Trabalho de Cabeça -Quente mesmo!"


...Enganei-me osso por osso!
O cinema já tinha tragado para si um mestre na confecção de caveirinhas divertidamente assustadoras e o grande responsável por isso foi Tim Burton que popularizou as formas esqueletóides com a virulência de uma gripe C* que me deixou acamada.

Pena que a nova Alice não curtia caveiras também =/

Recentemente conheci um personagem chamado Many Calavera, cujo desenho é inspirado no Dia de Los Muertos, festa mexicana que homenageia os mortos: nem preciso dizer que foi paixão a primeira vista...


É Calavera mesmo! Eu não escrevi errado =)

Ainda hoje, quando encontram algo meu com uma caveira estampada, me perguntam sobre o por quê deste gosto particular, e a única resposta que me vem é:
“ – O gosto pela ousadia”
No vidro de veneno, no lugar proibido, no rock contestador, no teatral questionamento do “Ser ou não Ser” e até na morte: ousadia e caveiras são um elo inseparável, e mesmo quem não simpatiza com este símbolo há de reconhecer que sobre o cérebro existe um elmo calcificado: há uma caveira dentro de você.

Saudades de escrever por aqui*


=)

5 comentários:

  1. Eu creio que um dia as caveira vão dominar o mundo!! É verdade!! (já existe um exército colossal delas sob nossos pés, literalmente!)

    Acho que desde criança também tenho um certo fascinio por caveiras, ficava besta com filmes de piratas e a "Dona Morte" do penadinho.

    E sou fã do "Agente de Viagens Numero 1 da Terra de Los Muertos" Manoel "Manny" Calavera!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!!!Como vc está?Saudades de ti!!1Achei muito interessante seu blog. Eu estou em São Paulo desde abril fazendo tratamento contra um câncer que descobriram em mim. Fiz duas cirurgias, radioterapia e agora vou fazer quimio oral. Mas já estou bem graças a Deus. Também fiz um blog, depois passa lá. Bjins. o endereço é www.omilagrededeusemmim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei... A cada texto vc esta melhor. Fiquei maravilhado.
    Já esta na hora de escrever um livro.
    Bjs tio Cesar.

    ResponderExcluir
  4. Michele – Saudades vampiresca!

    Que legal, teus textos são maravilhosos e traça um desenho, um perfil dessa época, eu evidente não era mais criança nem adolescente nos fins dos anos 80 pro noventa, mas, tinha vinte e tantos anos... e o Esqueleto marcou época. O que seria de He-Man sem o Esqueleto era um caso complicado de entender a paixão dos dois personagens, um musculoso e o outro com a cara esquelética era uma metáfora maravilhosa e se perguntava onde está a força? He-mam sempre o repetia “eu tenho a força!” e onde será que ele a encontrava, de onde vinha está força? Bem o ocultismo, espiritismo, transcendentalismo era tudo que precisamos para acreditar que haveria um novo milênio diante das catarses anunciadas e profetizadas com a chegada do ano 2000. Não impressionar que o Esqueleto tivesse os seus seguidores e fãs sem eles o universo seria completamente sem graça.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Mi o que vc escrveu para mim, encheu meus olhos de lágrimas, de alegria. Que Jesus te abençoe sempre e sempre!!!Espero vê-la em breve quando voltar em São Luís. Bjins, bjins e bom feriado!!!

    ResponderExcluir