terça-feira, 6 de outubro de 2009

...: Pedro do Chip e outras Catarses :...



O que "Édipo Rei" e o protagonista do fenômeno youtubiano “Pedro me dá meu chip” tem em comum?

Quem respondeu: “uma catarse famosa”, acertou em cheio.

Para Aristóteles o fenômeno da catarse representa a purificação das almas através de uma descarga emocional, provocada por um drama.

Em outras palavras: para viver a catarse é preciso que a criatura submeta-se a uma verdadeira explosão nervosa, onde cuspa seus demônios, sem necessariamente passar por uma sessão do descarrego da Universal.

Naturalmente que ao conceber essa idéia, Aristóteles não imaginava até onde iríamos ao encarnar heróis trágicos do cotidiano, nem mesmo poderia prever que eles se tornariam motivo de pirraça na internet.

Cenas como aquela da moça aos berros, xingando e grunhindo madrugada afora na porta do ex são muito comuns, a questão é que câmeras de bares, boates e até do Google Earth, tem mais o que fazer do que ficar salvando isso com a exclusividade de um Nelson Rubens digital.

Qualquer um de nós está sujeito ao descontrole, como também esta sujeito a ter seu chilique assistido por uma multidão de desconhecidos, sem lucrar um centavo com isso:uma pena.Sim por que a desgraça humana vende como pão quente! Basta uma rápida visita a literatura universal para que se perceba isso.


Obras como a aristotélica "Édipo Rei", na qual o filho mata o pai, casa com a mãe, fica cego e se exila ou a shakesperiana, "Romeu e Julieta", onde o suicídio surge como solução para o insolucionável, são célebres, independente das nacionalidades ou culturas.


Nós vivemos em uma sociedade repleta de regras e normas, que orientam nossa conduta, que por vezes nos transformam em ciborgues de nossas próprias atitudes, calando nossos gritos e silenciando nossas lágrimas para que não incomodem ou invadam o próximo.


De repente alguém faz a pior escolha, assim como o herói trágico, passando da felicidade para a infelicidade num estalar de dedos, e quando quase tudo começa ruir na sua condição de homem regrado e psicologicamente equilibrado, uma catarse eclode na proporção de uma bomba nuclear....

- E o BUMMM! Que segue, é sempre BOM!

Catarse e Catástrofe são da mesma família dos grandes impactos: ambas são veneno e antídoto para perturbação humana.

Ciborgue: Organismo cibernetico,dotado de partes orgânicas e mecânicas, geralmente com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial.

3 comentários:

  1. a-ha! saudações, Alice!
    |
    essa histérica história me fez rachar de rir. foi um prato cheio nas teclas de um dj amigo ateu. estava escrito em seu msn: pedro 3:4-e jesus se ajoelhou diante de pedro e disse: 'pedro, me dá meu chipprrr!' daí falei que ele estava imposível com aquela frase, quando me perguntou se eu não sabia. ele me mostrou o tal link e não aguentei: ah, como eu queria ter registrado aquilo (e o Rick Fits de Beleza America em 'os videos mais estranhos da américa).lendo sobre o assunto, há quem diga que daria uma tese de mestrado sobre comportamentos explosivos e cá vejo uma análise bem pontual e contextualizada.
    |
    beijo na ponta do sorriso.
    |
    Alice Mesquita

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog.
    Sucesso e Exito em seu caminho!

    ResponderExcluir
  3. Esse "négocio" do Pedro é Inútil; isso mostra que o Brasil é um país sem "cérebro"; o mais importante são "Os Outros" em vez de Mim Mesmo!

    Abraços de Pixels Michelle!!

    ResponderExcluir